O forno câmara, conhecido também como forno CEDAN, reduz o volume de lenha utilizado através das técnicas convencionais. Este forno é montado por doze ou dezesseis câmaras, que acoplados umas as outras, facilitam a transferência e aproveitamento do calor e dos gases necessários para a combustão, desta forma ele atinge outro ponto importante que é a redução do tempo utilizado para a produção das peças.
Com isso, a cerâmica tem uma economia significativa de lenha para produzir a mesma quantidade de produto. E o produto final é mais homogêneo, devido à uniformidade da temperatura que circula de uma camara a outra, garantindo uma maior competitividade na comercialização.
O forno CEDAN é de alta eficiência e baixo custo construtivo, e uma ótima opção para quem procura ser sustentável, pois ele minimiza a poluição ambiental (gasosa e residual).
Para uniformidade dos produtos e economia de combustível é necessário ter o controle da queima por termopares e monitoramento, pois garante a qualidade dos produtos e o aproveitamento do calor.
Conheça as opções:
Sem comunicação
Painel composto por indicadores comuns
São instalados termopares na parte superior (parede) de cada câmara. Os termopares são ligados no painel indicador digital de temperatura – modelo IS 2000 K para indicação de cada câmara simultaneamente.
Com comunicação
Painel composto por indicadores informatizados
São instalados termopares na parte superior (parede) de cada câmara. Os termopares são ligados no painel indicador digital de temperatura – modelo IS 4000 para indicação de cada câmara simultaneamente. Esses indicadores são ligados ao computador, havendo alarme para todas as câmaras e comunicação pelo computador, através do Sistema de Monitoração de temperatura.